top of page

AS 10 DIMENSÕES DA FÍSICA

Atualizado: 5 de jun. de 2021

O que você pensa quando falam em dimensões?

A tendência é pensar em um Universo paralelo, mas a realidade de dimensões é outra.


Inspirada no meu irmão mais novo que com 26 anos, passou pela Graduação, Mestrado e iniciou o Doutorado em Física na Universidade Federal de Juiz de Fora - MG, pintei esta tela com tinta óleo e passei a pensar nas dimensões existentes.



As dimensões são as diferentes facetas do que nós percebemos ser realidade. Somos cientes das três dimensões que nos rodeiam e que aprendemos na escola, aquelas que definem o comprimento, largura e profundidade (x, y, z, respectivamente). Ou seja, vivemos em mundo “3D”, e podemos pensar nele em termos de latitude, longitude e altitude – uma maneira de localizar qualquer objeto na Terra.


Além dessas três dimensões visíveis, os cientistas acreditam que pode haver muitos mais. Na verdade, postulam que o universo existe em dez dimensões diferentes que governam as forças fundamentais da natureza, e todas as partículas elementares contidas.


Os cientistas acreditam que a quarta dimensão é o espaço - tempo, que governa as propriedades de toda a matéria conhecida em qualquer ponto sendo essencial para traçar a sua posição no universo (Tudo tem de ocorrer em algum lugar e em um determinado momento).

Após essas 4 dimensões, tudo fica esquisito. As outras dimensões são sua interação com os outros.

A quinta dimensão é a noção de mundos possíveis. Imagina! Você capaz de avançar ou retroceder no tempo, assim como já podem fazer no espaço. E também ver as semelhanças e diferenças entre o mundo que habitamos e outros possíveis. Oh my GoD!


Na sexta, veríamos um plano de mundos possíveis, onde poderíamos comparar e posicionar todos os universos possíveis. Em teoria, se pudéssemos dominar a quinta e sexta dimensão, seríamos capazes de testemunhar todas as permutações possíveis do que poderia ocorrer no passado, presente e futuro. E não podemos? Temos a astrologia ai que nos permite "ver" o futuro. Enfim, falando de Física...


Nas sétima, oitava e nona dimensões, abrem-se a possibilidade de outros universos onde as próprias forças físicas da natureza mudam, onde a gravidade e a velocidade da luz operam de forma diferente. Assim como na quinta e sexta dimensões, onde todas as permutações possíveis no universo são evidentes diante de você, na sétima dimensão todas as possibilidades desses outros universos operando sob estas novas leis tornam-se claras.


Na décima, chegamos ao ponto em que tudo se tornar possível e imaginável. Além disso, nada pode ser imaginado por nós mortais inferiores, o que torna a limitação natural do que podemos conceber em termos de dimensões.

O fato é que podemos perceber apenas as 04 primeiras dimensões do espaço e que as outras 06 dimensões estão em uma escala muito pequena, é difícil encontrar evidências de sua existência, pela Física. Pois, conseguimos ver a sua existência de infinito, outros mundos, passado, presente e futuro através de doutrinas e religiões.


Pois bem . . .

Os cientistas acreditam que espiando através do tempo, usando telescópios para detectar a luz do início do universo (ou seja, bilhões de anos atrás), eles podem ser capazes de ver como a existência dessas dimensões adicionais poderiam ter influenciado a evolução do cosmo.

Se não há como provar na Física, tão pouco pode afirmar que o nosso universo possui realmente 10 dimensões. Verificáveis até o momento há apenas quatro dimensões, as quatro que compõem o espaço-tempo da relatividade. 


E vamos viajar . . .




10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Veganismo/Vegetarianismo - Adquirir informação

O assunto esta cada vez mais em evidência. As pessoas falam sobre sustentabilidade, preservação, ecologia, degradação ambiental, camada de ozônio, mudança de clima e etc... O que as pessoas, inclusive

bottom of page